Nossa Campanha

A Chave do Sucesso da família Dodeles

Category:

Nossa Campanha

alexandre“Busco atender a todos os meus clientes e possíveis clientes com uma atenção especial – que hoje, em um mundo moderno, não parece ser algo tão importante – mas que para a minha firma é a chave do sucesso.”

“A importância da prestação de serviço com excelência e pessoalidade no atendimento.” Esta é a marca da família Dodeles que há 64 anos atua no mercado de Seguros e atua ativamente na comunidade judaica do Rio de Janeiro.

Naftali Dodeles foi o grande precursor da família e hoje, seu neto Alexandre, é o herdeiro dos negócios e do ativismo comunitário que vem sendo passado através das gerações da família.

. Como entende a responsabilidade dos judeus da diáspora em relação ao Estado de Israel?

– Nós, judeus, passamos desde os primórdios da religião por momentos de insegurança e instabilidade. Assim, com a criação do Estado de Israel, como um lar judaico, que recebe e abraça os judeus do mundo inteiro, criou-se uma responsabilidade dos judeus em manter Israel. Devemos lembrar que como uma grande comunidade, todos  são responsáveis uns pelos outros, em qualquer parte do mundo e devemos lembrar e apoiar, da forma que for possível, Israel.

Sempre lembrando que Israel era um território árido e seco, com solo pobre e escasso de recurso hídrico que se tornou um dos lideres mundiais da pesquisa agrícola; que investiu em ciência e tecnologia, sendo essa a fonte principal do crescimento nacional; se consagrou como gerador de diversas inovações na tecnologia de ponta e que precisa despender um valor altíssimo para garantir a segurança do país e dos seus cidadãos, principalmente no momento atual.  Porém, tudo isso só se tornou possível com a ajuda de instituições e judeus por todo o mundo e essa é a responsabilidade dos judeus na diáspora – cultivar e ajudar o Estado de Israel, que nos acolherá caso seja necessário.

. Por que escolheu o Fundo Comunitário para apoiar?

-Escolhi apoiar o Fundo Comunitário, pois este tem um papel central na integração dos judeus e para a mobilização de recursos. O Fundo tem incontáveis projetos, que abarcam toda a sociedade israelense, sendo vital para a existência e fortalecimento do Estado de Israel. Além disso, é visível e notório que toda a contribuição recebida pelo Fundo é utilizada da melhor forma para a evolução de Israel e de seus moradores – auxiliando a todos que precisam.

. Fale um pouco sobre sua vida comunitária. Em quais instituições judaicas você participou e o que o levou a esta iniciativa?

-Sempre busquei participar de forma ativa na comunidade judaica do Rio de Janeiro – cidade em que moro.

Esse pensamento foi passado pelo meu avô, que ao chegar da Alemanha ao Rio de Janeiro, conheceu o Rabino Lemle e se tornou um membro ativo da ARI. A motivação do meu avô em ajudar a comunidade, passou de geração ao meu pai, que me ensinou a importância das doações e da participação comunitária.

Sendo assim, minha família se afiliou a sinagoga CJB e participa da diretoria, desde a fundação da sinagoga, no qual eu já fui presidente e minha esposa participava da parte cultural. Quando minha filha nasceu, optamos pelo seu estudo em uma escola judaica, no qual ela começou no Eliezer e foi para o A. Liessin na 3ª série, local em que finalizou seus estudos até a faculdade.

Além disso, há muito tempo sou membro ativo da direção do Lar União, instituição para pessoas da terceira idade no Rio Comprido, e há cinco anos me tornei presidente da instituição. Em conjunto com a minha presidência, minha esposa Vanya Dodeles realiza um belíssimo trabalho voluntário como psicanalista na instituição.

. Como vê a atuação da comunidade judaica carioca em relação aos fatos que acontecem com os judeus em Israel e no resto do mundo?

-Acredito, nesse momento mais do que nunca, de que a comunidade judaica carioca é atuante e ativa na defesa de Israel e em relação a qualquer fato que afete nossa comunidade. E em momentos difíceis, como os que estamos passando agora, vemos a união da comunidade, como, por exemplo, para passar informação correta do que está ocorrendo no Oriente Médio.