Registros

Abertura da Campanha 2015

Category:

Registros

Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento de Abertura da Campanha 2015, do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro, que aconteceu na última quarta feira, dia 11/03, no Clube Caiçaras.  O evento marcou a transição de gestão da entidade, com Alberto Moszkowicz passando oficialmente a presidência do Fundo para Ilan Goldman. O presidente Mundial do Keren Hayesod, Eliezer (Moodi) Sandberg, que é também Ex-Ministro de Educação de Israel, Ex-Ministro de Ciência e Tecnologia, e Ex-Ministro de Infra Estrutura Nacional, veio ao Brasil especialmente para participar do evento.

IMG_7786

Estiveram presentes no evento, também, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansur, o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman, o presidente da FIERJ, Paulo Maltz, e a representante da Agência Judaica no Brasil,  Revital Poleg.

IMG_7649

IMG_7759

Bernardo Griner, Aaron Cohen e Maya Talmon Chvaicer

A noite foi marcada por homenagens emocionantes. O ativista e ex-presidente do Fundo, Aaron Cohen, recebeu, das mãos do também ex-presidente, Bernardo Griner, e da Shlichá Maya Talmon Chvaicer, um certificado por ocasião de seu 90º aniversário e pelo constante suporte e árduo trabalho em prol do Estado de Israel e do povo judeu.

IMG_7822

Alberto Moszkowicz recebeu a chave simbólica

Logo após, Alberto Moszkowicz recebeu das mãos de Moodi e Maya uma chave simbólica, concedida pelo Keren Hayesod, desde 1920, aos líderes que se destacam em sua luta em prol do Estado de Israel e da continuidade do judaismo. Alberto fez um discurso emocionado onde mencionou o voo em forma de “v” das gaivotas, que em sua formação sempre tem uma líder que segue na frente mantendo a união do grupo.

IMG_7880-1

Alberto Moszkowicz e Ilan Goldman

O novo presidente do Fundo, Ilan Goldman, ex-presidente do Colégio A.Liessin/Scholem Aleichem e ex-presidente do Vaad Hachinuch, surpreendeu a todos com um discurso de improviso, objetivo e emocionante. Ilan falou, entre outras coisas,  sobre a surpresa com que recebeu o convite para assumir o cargo, sobre a visita que fez em companhia da esposa, Eva Goldman, em janeiro desse ano, aos projetos apoiados pelo Fundo em Israel e sobre a forma como devemos encarar a contribuição aos projetos do Fundo.

IMG_7673

– As contribuições são como uma espécie de imposto cuja alíquota é escolhida por nós. Nós as fazemos esperando uma contrapartida social. A diferença é que em Israel, essa contrapartida acontece.

IMG_7728

Embaixador Reda Mansour

IMG_7889

Eliezer Sandberg

Eliezer (Moodi) Sandberg encerrou a noite contando a historia de sua família, especialmente, de seu pai, sobrevivente do holocausto,que jamais sonhou um dia ter um filho Ministro e, principalmente, de um Estado chamado Israel.

 

IMG_7918