Registros

Ada Yonath, Prêmio Nobel de Quimica no Rio

Category:

Registros

No último dia 03 de agosto, o Fundo Comunitário do Rio de Janeiro teve a honra de receber a cientista Ada Yonath, primeira mulher israelense a receber o Prêmio Nobel em Ciências e a quarta a ser laureada com o Nobel de Química, em 2009.

A iniciativa de trazer uma personalidade do quilate de AdaYonath contou com a firme colaboração do Cônsul Honorário de Israel, Osias Wurman, e do Presidente dos Amigos Brasileiros do Instituto Weizmann, Mario Fleck, a quem, juntamente com o casal anfitrião da noite, Marcia e Mauro Molchansky, agradecemos de coração.

Ao abrir o evento, a Presidente da Divisão Feminina do Fundo Comunitário, Monica Schreiber, falou sobre a representatividade da força feminina na história do povo judeu. Mario Fleck, em sua fala, destacou a importância do trabalho de Ada, afirmando que “a professora é um bem para a humanidade”.

Durante mais de uma hora, Ada falou sobre o foco principal de seu estudo: as proteínas, os ribossomos e a aplicação para o futuro dos antibióticos. A didática com que o assunto foi tratado encantou os participantes, mesmo os leigos. Ao final de sua apresentação, Ada apresentou seus colaboradores, mostrando a importância do time na conquista do Prêmio e na continuidade das pesquisas. Encerrou sua fala, com um cartaz feito pela neta, na qual esta enaltecia o lado “avó” de Ada, e a cientista exclamou: “É esse o melhor prêmio da minha vida!”.

A história do Povo Judeu foi e continua sendo escrita por heróis e por anônimos. Assim como Ada, cada membro da comunidade judaica pode contribuir para a humanidade, através de pequenos atos. Apoiar as inciativas nas diversas áreas de Israel é também uma forma de participar e um grande ato, que merece reconhecimento. “Está em nosso DNA, cuidar uns dos outros”.

 

Ilan Goldman
Presidente do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro

Tags: , ,