Nossa Campanha

Aprender, praticar e ensinar

Category:

Nossa Campanha

ilan goldman

Ilan Goldman (primeiro à esquerda) em um evento no Colégio ORT

Ilan Goldman do Comitê de Educação –Vaad Hachinuch e voluntário do Fundo Comunitário diz que seu trabalho junto à comunidade se baseia na vontade de manter a chama do judaísmo acesa.  “ A minha história é a família que ajudei a construir junto com minha esposa. Hoje estou no Comitê de Educação – Vaad Hachinuch. Este grupo é responsável por apoiar as escolhas das escolas judaicas e ajudar a resolver situações comuns a todas as escolas. O trabalho funciona porque os voluntários são pessoas dedicadas e interessadas. É gratificante ver como estes jovens pais dirigem as escolas. É um amor incondicional. “

A entrevista completa, você acompanha a seguir

. Qual é o seu sentimento em relação ao Estado de Israel?

-Não vejo como dissociar judaísmo de Israel. Para mim é uma coisa só: sou judeu, portanto sou parte de Israel.

. De que forma a educação pode influenciar  no futuro da nossa comunidade judaica e também em relação a Israel?

-A educação está na essência do judaísmo. Aprendemos ética e valores com nossas tradições, com a família e na escola, através de nossos educadores, pais e mestres. Como judeus somos um coletivo. É este círculo virtuoso, de aprender, praticar e ensinar, que possibilita a continuidade da comunidade, aqui e em Israel.

. Como vê a atuação do Fundo Comunitário  em relação aos jovens?

-O jovem é o elo da corrente que vai garantir a continuidade. É quem vai construir o que precisa ser feito e honrar o que foi legado. O Fundo Comunitário  estimula o sentido do pertencer a este coletivo, e sentir o quão importante é o ato de doar.

. Quando e por que começou a apoiar o Fundo Comunitário?

-Faz tanto tempo que acho que nasci apoiando o Fundo Comunitário.  Não consigo imaginar que um povo possa sobreviver sem que cada um de seus partícipes dê a sua contribuição, na medida da sua consciência. A grandeza não está no tamanho mas no ato em si.

Se você também se preocupa com a continuidade do judaísmo, através das novas gerações, então precisa conhecer os Projetos do Fundo Comunitário para os jovens. Ligue para 2556.2556 ou obtenha mais informações pelo e-mail:  fc@fcrj.org.br