Fundo Jovem

Avydan Bader

Category:

Fundo Jovem

Meu nome é Avydan Bader, tenho 32 anos e sou casado com Rachel há 9 anos. Somos os orgulhosos pais de Achiya Ben-Tzion, 6 anos e meio,  Alma Ori, 3 anos e seis meses e Ivri Tzvi, 1 ano e seis meses, sendo que este último herdou o nome de nosso querido amigo Tzvi Kaplan, morto na operação Tzuk Eitan.

Nasci e cresci no Rio de Janeiro, Brasil, até que minha família fez aliá há 23 anos.
Um dos marcos mais significativos na minha vida foi o serviço militar. Era um soldado na brigada ‘Nachal’ e no 18º mês de exército,  véspera de  Rosh Hashana, fomos enviados a uma operação especial. Estávamos na área de Hebron, na época, protegendo à população judaica.

Recebemos informações da inteligência sobre alguns terroristas, que estavam vagando pela área e fomos ordenados a buscá-los. Nós vimos os terroristas no escuro e começamos a persegui-los, gritando para que parassem. Em algum momento, eles se viraram para nos encarar e nós suspeitamos que iriam atirar. Como estávamos correndo no escuro, na montanha rochosa para procurar abrigo, fui atingido com estilhaços de bala em minhas pernas, quebrei meu tornozelo esquerdo e caí.

Comecei a rolar, montanha abaixo, resultando em um tornozelo fraturado e graves contusões. Não conseguia me mexer e a dor era dilacerante. Poucos minutos depois, fui resgatado pela minha unidade. Enquanto esperávamos as forças de evacuação, uma multidão de árabes se aproximou do nosso grupo e começou a nos atirar pedras e coquetéis Molotov. Havia oito de nós e dezenas deles.

Desnecessário dizer que aqueles foram os minutos mais longos da minha vida. Achei que não sairíamos  de lá vivos. Felizmente, fomos evacuados a tempo. No hospital, fui submetido a uma cirurgia e tive meu tornozelo reconstruído com platina. Minha recuperação levou  um ano, durante a qual, duvidava se poderia voltar a andar. Mas aprendi a andar de novo, estava determinado a recuperar a minha vida.
 
Minha determinação e meu objetivo de levar uma vida normal, levou-me a compreender que a rotina e ir para o trabalho todos os dias e fazer algo significativo, são a verdadeira cura. Quero ser capaz de prover minha familia.
 
AVYDAN BADER