Eventos

Ayalon abre Campanha 2012

Category:

Eventos

O vice-ministro das Relações Exteriores de Israel foi o palestrante principal da abertura da Campanha 2012 do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro. Cerca de 250 pessoas estiveram no hotel Othon Copacabana, no último dia 12 de março, para o evento.

Líderes comunitários, representantes de movimentos juvenis, contribuintes e ativistas do Fundo puderam verificar como foram aplicados os recursos angariados em 2011 e conhecer os projetos que serão apoiados este ano.

“Não basta admirar as conquistas de Israel. Tem de ser parceiro”, conclamou o presidente do Fundo, Alberto Moszkowicz. “Pode ser com R$ 18 ou R$ 180 mil, valores igualmente bem aceitos se dados com consciência e proporcionalidade.”

O público assistiu a um filme e recebeu uma brochura com a relação de programas que contarão com o suporte financeiro do Fundo Comunitário este ano. Há programas de apoio a novos imigrantes, moradia para idosos e educação para jovens com problemas sociais, entre outros. Como ocorre anualmente, o Fundo elegeu um projeto para ser “adotado” pela comunidade do Rio. Desta vez, a mobilização carioca será em prol da implantação de cinco salas de aula inteligentes na aldeia educacional Ramat Hadassa, perto de Haifa.

A platéia emocionou-se durante as homenagens especiais da noite. Alberto Edelman, que fará Aliá em breve, recebeu um presente por sua atuação à frente do Grupo Jovem. “Cada pequena ação que fazemos pode ter um grande efeito. Esta é a principal lição que aprendi atuando no Fundo”, disse Edelman.

Em seguida, foi a anunciada a escolha de Bernardo Griner como representante do Fundo para a homenagem que o Keren Hayesod fará a todos os seus ativistas durante seu Encontro Mundial em junho, em Israel. “Por seu longo e impressionante histórico de atuação como ativista, queremos convidá-lo a representar o Fundo nesta justa homenagem”, disse a shlichá Maya Talmon Chvaicer. “Israel precisa do apoio da diáspora e nós precisamos de Israel”, respondeu Griner.

Coube à ativista Sheila Chor, ex-presidente do grupo Leão de Judá, apresentar o principal convidado da noite, o vice-ministro do Exterior de Israel Danny Ayalon. “Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz em ver tantos jovens na platéia. A principal missão dos judeus é garantir nossa continuidade”, ressaltou Ayalon.

O vice-ministro e ex-embaixador de Israel nos EUA fez uma aguçada exposição do cenário atual em Israel e no Oriente Médio, dedicando-se especialmente à ameaça iraniana. “Fiquem certos de que Israel irá sempre se defender, jamais depender de outros para sobreviver”, garantiu Ayalon, recebendo aplausos da platéia.

Ao final do evento, os convidados foram recebidos no salão do hotel para um saboroso coquetel kasher.

Tags: ,