Nossa Campanha

Clara Spilberg: uma ativista consciente

Category:

Nossa Campanha

clara Levy Spielberg“…Levamos alguns amigos não judeus a Israel.  Antes do embarque eles estavam apavorados.  … Eles voltaram tão maravilhados…já indicaram o roteiro a outros não judeus…”.

Em uma roda de mulheres, quando o assunto é estética,  é comum se escutar: “Se a Clara mandou, eu uso de olhos fechados”, ou “Pode usar que foi dica da Clara”. Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, estamos falando da Dra. Clara Levy Spilberg, uma das mais requisitadas dermatologistas do Rio de Janeiro. Mas os atributos de Clara vão muito além do espectro profissional. Dona de uma beleza inconfundível e de uma simpatia contagiante, Clara é, também, uma ativista comunitária e uma contribuinte consciente, que sabe a importância do papel individual de cada um, no sentido de fortalecimento do coletivo, não só aqui na em nossa cidade, como em prol de Israel.
 
. Qual é a importância da relação dos judeus da Diáspora com Israel?
 
Vou responder a essa pergunta, contando uma história. No mês passado, eu e meu marido levamos alguns amigos não judeus a Israel. Antes do embarque, eles estavam apavorados, porque seus amigos haviam lhes aconselhado a não ir, pois existia o risco de atentados, bombas etc. Eles voltaram tão maravilhados com o povo, as músicas e a prosperidade, que já indicaram esta viagem a outros não judeus que, provavelmente, assim como eles, também mudarão de ideia em relação a Israel.
 Resumindo: acho muito importante fazer entender aos não judeus, o quanto Israel é diferente de seus vizinhos, apesar de toda a propaganda contrária, que diária e maciçamente chega aos ouvidos de todos.
 
 
. Por que escolheu o Fundo Comunitário para apoiar? Como vê o trabalho que o FC faz em relação a comunidade judaica e Israel?
 
Falar que é porque é uma instituição séria, seria uma injustiça, já que todas as nossas instituições são sérias . Acho que escolhi o Fundo Comunitário porque ele tem projetos específicos e bem delineados. Acho dificílimo o trabalho do Fundo porquê, na verdade, não se trata só de uma questão financeira. Eles têm a difícil tarefa de fazer com que todos entendam a importância de preservarmos  a terra de Israel.
 
 
. Como vê a importância do trabalho voluntário?
 
No fundo, no fundo,  acho o trabalho voluntário quase uma atitude egoísta, no bom sentido, pelo bem estar que ele provoca ao se ter orgulho de si mesmo por estar fazendo algo maior.
 
 
. Fale um pouco sobre seu trabalho profissional
 
-Meu trabalho é extremamente gratificante e alegre. Costumo dizer que a dermatologia é a melhor das especialidades da medicina, pois as doenças graves são extremamente raras. A dermatologia nos dá a oportunidade de, com procedimentos simples, embelezar e tornar as pessoas mais joviais.
 
 
. Como se sente sendo uma contribuinte do FC?
 
Acho que é uma obrigação de todo judeu, pois sem um estado de Israel forte, todos os judeus do mundo se sentirão mais vulneráveis. Esta é a ideia que tento passar para meus filhos e netos.

 Se você também é um ativista consciente, entre em contato com o Fundo Comunitário RJ para conhecer os diversos programas em prol das pessoas que precisam do seu apoio.

Por e-mail: fc@fcrj.org.br ou pelo telefone: 2255-4045