Eventos

Correspondente internacional

Category:

Eventos

Cerca de 70 pessoas compareceram na noite de 23 de agosto à palestra que o Fundo Comunitário organizou com o jornalista Henrique Cymerman. Veterano correspondente internacional em Israel, o jornalista falou no auditório do Leblon Corporate sobre a situação política no país e suas relações com os vizinhos árabes. “O Irã é sem dúvida o maior adversário atual de Israel, seguido pelo Hezbolá, no Líbano”, disse Cymerman. Para ele, que é interlocutor frequente de políticos israelenses e palestinos, os termos de um acordo de paz entre os dois povos já estão praticamente acertados, faltando apenas uma conjuntura que permita sua implementação.

Cymerman também falou das manifestações que ocorrem atualmente em Israel, em protesto contra a situação econômica de setores da população. “Vejo este movimento com muita esperança. Acho que de lá sairá uma nova liderança política para o país”, acredita.

O jornalista também se mostrou otimista com as mudanças que estão ocorrendo em diversos países do Oriente Médio e acha que Israel pode se beneficiar delas. “É melhor Israel fechar acordos com regimes democráticos que reflitam a vontade da população do que com ditadores que amanhã podem ser derrubados, como está acontecendo”, avalia.

Logo após sua exposição, Henrique Cymerman autografou exemplares do seu livro “Vozes no centro do mundo”, recém-lançado no Brasil.

Tags: ,