Eventos

Discurso Presidente do Fundo Comunitário

Category:

Eventos

“Boa noite a todos e sejam muito bem vindos ao encontro anual do Grupo Leão de Judá da Divisão Feminina do Fundo Comunitário. Obrigado à querida Claudia por nos receber mais uma vez, com o esmero de sempre.

Vocês leoas reafirmam a cada ano a sua parceria e compromisso de fortalecer Israel e o Povo Judeu, através da manutenção de dezenas de programas assistenciais e de capacitação social e educacional que beneficiam, principalmente, os jovens de famílias em risco social, situação que hoje em dia impacta 1 em cada 3 crianças em Israel, que vivem em lares cuja renda é abaixo da linha de pobreza.

O valor do Leão de Judá é impar na história do nosso povo, assumido por mulheres conscientes e bem sucedidas em suas comunidades e profissões, no melhor exemplo do espírito sionista, altruísta que causa transformações e melhorias de longa duração.

No RJ, a arrecadação do Leão de Judá é a segunda mais relevante em valor, e de especial importância, pois é centrada na manutenção dos programas prioritários do Keren Hayesod.

Esta noite teremos distinções especiais a algumas leoas e agradecimentos também muito especiais pelo trabalho das dirigentes dos grupos da Divisão Feminina – Claudia Cytynbaum Chor, Evelyn Plachta, Ester Reznik, Gisela Shenker Wajnberg e Monica Shreiber, umas começando, outras sucedendo, mas todas, dedicando o melhor do seu talento, tempo e relacionamento pelo bem da Divisão Feminina do Fundo.

Destaco também a presença entre nós de Yoel Embon – Diretor para America Latina do KH, da Nelly Brobow Presidente da Divisão Feminina Mundial do Keren Hayesod, 1ª mulher do Brasil a ocupar tal distinção e da honrosa participação de Mateus Solano Schenker Carneiro da Cunha, o fenômeno da teledramaturgia brasileira, que muito generosamente > Felix não nos ouça > aceitou prestigiar esse nosso encontro, juntamente com sua esposa e atriz, Paula Braun.

Esta noite acendemos a 2ª vela de Chanuká – a festa das luzes, celebrando os milagres da reconquista do Templo de Jerusalém das mãos dos helenos e da nossa liberdade de culto e identidade como povo.

Vocês mulheres leoas são protagonistas do milagre que é o Estado de Israel contemporâneo e do fortalecimento do povo judeu em todas as comunidades judaicas fora de Israel, através da parceria financeira e operacional entre o KH e a Agência Judaica.
Muitos ainda tentam, nos dias de hoje, salgar a nossa ceia, ou pichar o nosso muro. Vários Felix ao longo da história ascenderam e desapareceram, enquanto que os Mateus/Matitiau não se renderam, não se submeteram, e mesmo em absoluta desvantagem e desproporcionalidade, lideraram Israel à vitórias pelas armas, pela ética, pela inteligência, pela determinação e pela fé, defendendo nossa identidade e liberdade de culto e de existir como um povo e uma nação soberana, vivendo e prosperando em paz.

Quando daqui há pouco acendermos as velas da Chanukiá, lembrando estes milagres e pedindo paz e bênçãos abundantes para cada um de nós e nossas famílias, tenhamos a mesma intenção e pedidos para com Israel e todo povo judeu e em particular, na intenção de Jonathan Pollard, mantido cativo há inéditos 28 anos, por uma sentença absolutamente desproporcional, rezando para que ele possa muito em breve, estar também novamente reunido com sua família.”

Muito obrigado e Chanuká Sameach

Tags: ,