Eventos

Boa viagem e sucesso !

Category:

Eventos

São os votos do Fundo Comunitário ao grupo de 10 imigrantes cariocas que está indo para Israel neste mês de julho.

Com o objetivo de transmitir  orientações aos jovens que estão fazendo Aliá, a Agência Judaica com o apoio do Fundo Comunitário RJ promoveu, no dia 28 de junho, um encontro com o grupo na sede da instituição.

Grupo de Olim na reunião de despedida do Brasil

Estiveram presentes ao encontro, o Sheliach de Aliá, Henrique Rosenburt; a Shlichá do Fundo Comunitário, Maya Talmon Chvaicer, e a diretora da Agência Judaica, Revital Poleg, que veio de São Paulo especialmente para o encontro dos Olim.

Maya Talmon ressaltou que mais de 3 milhões  de judeus já fizeram Aliá desde a fundação do Keren Hayesod (Fundo comunitário) em 1920.

Revital falou sobre os desafios que os jovens terão pela frente, parabenizou a cada um deles e se emocionou ao desejar boa sorte aos futuros cidadãos israelenses.

Logo depois, Henrique Rosenburt explicou os trâmites burocráticos de todo o processo e detalhou todo o suporte que receberão da Agência Judaica em seus primeiros meses de absorção.

O grupo, de 10 novos imigrantes é formado por jovens e a  maioria deles  participa dos movimentos juvenis e já  fizeram Shnat, Taglit, Masa, projetos estes que contam com a participação do Fundo Comunitário – Keren Hayesod.

Suzanne Bedousha, de 22 anos, ex aluna do Colégio A.Liessin, é uma das que embarcam para Israel nas próximas semanas. “Meus pais se conheceram em Israel. Morar lá sempre me pareceu alguma coisa natural, mas a decisão veio mesmo em 2010, quando conheci meu namorado, que é de Porto Alegre,  durante o Shnat”, explicou ela.

 

O mesmo sentimento demonstrou ter Ricardo Benathar, de 33 anos. Desde pequeno ele pressentia que iria morar em Israel. “Essa semente passa de geração para geração”, disse Ricardo ao explicar sua decisão”.
Ao desembarcar em Israel os jovens serão recebidos ainda no aeroporto por representantes da Agência Judaica em Israel. De lá serão encaminhados aos centros de absorção, onde, durante os cinco primeiros meses de sua estada em Israel terão aulas intensivas de hebraico e suporte financeiro para esse novo ciclo de vida.

Tags: ,