Eventos

Experiências de um Olê Chadash, por Alberto Edelman

Category:

Eventos

Fizemos Aliá há cinco meses, eu, minha esposa e minha filhinha. Nenhuma mudança é fácil, ainda mais quando não se sabe ao certo onde se irá morar, qual será seu novo trabalho, como será sua nova rotina.

Quem gosta de sair da rotina, a não ser para tirar um dia de folga ou fazer uma boa viagem? Não gostamos de mudanças e é por isso que quando se decide algo neste âmbito ou você está num momento de loucura, ou está muito convencido a respeito.

As pessoas ao meu redor, até hoje, parecem estar na dúvida de qual corrente eu eminha família pertencemos, se a dos “enlouquecidos” ou a dos “convencidos”. Eu lhes respondo: fazemos parte das duas correntes.

Estamos enlouquecidos de amor pela Terra que nos foi prometida há mais de 3 mil anos e que, como num passe de mágica, trouxe de volta milhões de judeus espalhados por todo o planeta. Estamos enlouquecidos de prazer ao escutar nas ruas o idioma que ressurge em nosso dia-a-dia após milênios de desuso. Loucamente apaixonados por sermos abordados no meio de uma tarde de compras na loja de departamentos Ikea: “O minchá será em 5 minutos na sinagoga do andar debaixo”.

Não obstante, estamos convencidos de que não há lugar abaixo do céu em que um judeu conseguirá viver de forma plena, junto a seu povo, seguindo a filosofia de vida ensinada por Aquele que soprou em nossas narinas, nos concedendo a vida. Convencidos de que Israel é o único punhado de terra neste planeta em que um judeu pode realmente se sentir seguro… vide constantes atentados contra judeus ao redor do mundo e a quase inexistência dos mesmos em Israel… e quanto ao medo que sentimos ao sair pelas ruas da Cidade Maravilhosa após as 22h?

Enfim, convencidos e enlouquecidos estamos, felizes da vida, e gratos aos que contribuem com o desenvolvimento desta Terra, tão pequena de tamanho, mas tão grande em importância, mesmo para aqueles judeus que AINDA não vivem nela.

Aguardamos toda a Comunidade Judaica do Rio de Janeiro aqui em Israel. Sejam os “enlouquecidos”, sejam os “convencidos”, ou sejam os dois….

Que todos nós sejamos inscritos no Sefer Hachaim!

Kol Hakavod pelo trabalho maravilhoso no Rio de Janeiro!

Alberto Edelman é ex-presidente do Grupo Jovem do Fundo Comunitário

Tags: ,