Registros

Grupo Leão de Judá abre calendário de eventos em grande estilo

Category:

Registros

foto12
A força das Leoas de Judá se fez presente no primeiro evento realizado na gestão da nova presidente do Grupo, Gisela Schenker Wajnberg. O encontro foi realizado na residência da ativista Anna Jarczun Kac, e que teve como convidado especial, o Adido Comercial de Israel no Rio de Janeiro, Daniel Kolbar.

foto5

Ao fazer a abertura da noite, Gisela falou sobre o exemplo que recebeu dos pais, dois grandes ativistas da comunidade. Ela lembrou que, ainda jovem, prometeu ao pai que um dia seria uma contribuinte, mas que ele retrucou com a seguinte frase:  “Contribuir só, não basta. Tem que trabalhar!”. Emocionada, Gisela contou que, infelizmente, seu pai faleceu cedo e não teve tempo de vê-la trabalhando em prol de Israel e da Comunidade Judaica do Rio de Janeiro.

foto7

Mélia Chueke, primeira mulher a assumir a presidência do Fundo e pioneira das Leoas de Judá, também deu seu depoimento. Logo depois, Anna, a anfitriã da noite, falou sobre como ela e sua irmã gêmea, Betty Moszkowicz, aceitaram o convite de Claudia C. Chor, atual presidente da Divisão Feminina do Fundo e que antecedeu Gisela na presidência do Leão de Judá, a se tornarem Leoas. Anna passou a palavra para Maya Talmon Chvaicer, Shlichá do Fundo, que fez uma breve apresentação dos projetos apoiados pela entidade.

foto11

Cada uma das presentes teve a oportunidade de se apresentar com um pequeno relato sobre seus históricos familiares e seus laços com o ativismo social. A cada relato, surgiam lindas histórias.
foto4

Usando como gancho os depoimentos das leoas, Daniel Kolbar, fez uma palestra sobre a participação da mulher em empresas de tecnologia, o carro chefe da economia israelense. Após exibir um vídeo sobre um projeto em Israel que estimula jovens a trilharem o caminho das ciências tecnológicas, Daniel falou de dados estatísticos sobre a atual participação das mulheres nesse mercado de trabalho.

foto2

Claudia C. Chor foi convidada a encerrar a noite. Ela falou sobre a qualidade da educação em Israel e sobre como isso impacta diretamente na excelência da capacitação de mão obra qualificada, hoje, a grande riqueza econômica de Israel. Claudia concluiu mostrando que, para se ter esse grau de sucesso social, educacional e profissional, são necessários grandes investimentos e que, nesse sentido, se faz necessária a colaboração de todos.

miriam