Nossa Campanha

Idan Raichel dá o tom de sucesso da festa de Abertura da Campanha 2017 do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro

As filas que se formavam desde cedo na porta do Teatro Oi Casa Grande, no último dia 04 de abril, eram o prenúncio do sucesso da festa de Abertura da Campanha 2017 do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro. O evento, que teve como convidado especial o cantor Idan Raichel e sua banda, reuniu mais de 900 convidados, que se deliciaram ao som dos sucessos do mega fenômeno da música israelense. O Embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley, e sua esposa Dina,  o Cônsul Honorário de Israel, Osias Wurman, o presidente da FIERJ, Herry Rosemberg, rabinos e representantes de diversas instituições judaicas prestigiaram o evento.

Antes da festa começar, um engajado time de ativistas do Grupo Jovem do Fundo distribuiu caixas de chocolates casher, criadas especialmente para a Campanha Traga um Amigo. Os jovens ativistas explicaram os objetivos da ação e conquistaram a simpatia e o respeito de todos.

A cantora Monique Kessous, acompanhada pelo violonista Denny Kessous, deu a primeira nota de emoção da noite, ao entoar com sua voz cristalina os hinos nacionais do Brasil e de Israel.

 

O novo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, se apresentou ao público carioca pela primeira vez. Sua esposa Dina,foi  homenageada com um bouquet de flores oferecido pelas presidentes dos Grupos Leão de Judá e Golda Meir, Eliane Gottlieb e Lilian Thomer, respectivamente.

 

A presidente da Divisão Feminina Monica Schreiber, ressaltou, que em inúmeras campanhas, por diferentes países e continentes, o Keren Hayesod – Fundo Comunitário possui duas divisões: a Feminina e a Masculina. As Divisões Femininas reúnem mulheres de diferentes idiomas, mas que falam a mesma língua: a das mulheres pioneiras, que através de um esforço conjunto foram parte ativa na construção de Israel. Monica ressaltou ainda a importância da participação e contribuição das mulheres como força significativa e um pilar para as instiuições judaicas como um todo.

Através de um vídeo que contextualizava o nascimento do Keren Hayesod/Fundo Comunitário e continha depoimentos de jovens brasileiros que participaram dos projetos promovidos pelo Fundo em parcerias com instituições judaicas, o público recebeu uma “prestação de contas” sobre o destino de suas contribuições e de como o apoio de cada colaborador retorna em benefícios para toda a comunidade.

O presidente do Fundo Comunitário Rio de Janeiro, Ilan Goldman, destacou a importância dos jovens nas atividades comunitárias. “Não há sociedade próspera sem a participação dos jovens”. Ilan ratificou a necessidade de união e disse que a diversidade é inerente ao crescimento dos povos. “Precisamos estar unidos e fortalecidos, a despeito de qualquer diferença ideológica”, afirmou.

O show de Idan Raichel, que simboliza a diversidade e a pluralidade cultural, refletiu bem os propósitos do Fundo Comunitário, uma vez que o Keren Hayesod é uma instituição com objetivos sociais e focada em investimentos na Aliá, absorção de novos imigrantes, educação judaica na diáspora e fortalecimento dos setores mais frágeis da sociedade israelense.

Tags: , ,