Registros

Jogos Olímpicos e o impacto no Rio de Janeiro

Category:

Registros

Sidney

Faltam pouco mais de 80 dias para que o Rio de Janeiro se torne o centro do mundo, onde cerca de 5 bilhões de pessoas estarão com suas atenções voltadas para a nossa cidade, através da transmissão de 200 emissoras de TV, que irão cobrir a abertura dos Jogos Olímpicos 2016.

“Sem dúvida, o dia 5 de agosto de 2016, será inesquecível! Um evento que terá 4 horas de duração e que acontecerá no Maracanã”. Quem garante é o engenheiro Sidney Levy, Diretor Geral do Rio 2016, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que deu uma palestra, ontem, dia 9 de maio, para cerca de 100 pessoas, entre ativistas e convidados do Grupo Dor Ashchav do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro.

Sidney Levy perguntou aos presentes por que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos, vencendo a concorrência entre cidades como Chicago, Madri e Tókio? Ao final de sua apresentação, respondeu: – “A nossa cidade era a única que tinha uma história boa para ficar depois do evento. O Rio de Janeiro irá deixar o legado de um Sistema Interconectado de Transportes.”

O desafio de realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos com sucesso não é uma tarefa fácil, mas Sidney Levy explica que tudo é uma questão organizacional e, por isso, foi convidado pelo Presidente do Conselho do COI, Carlos Arthur Nuzman, coordenador político e esportivo dos Jogos. “Não vamos fazer uma Olimpíada com modelo inglês ou americano, vamos fazer uma Olimpíada com a nossa cara, ou seja, a moda brasileira”, garantiu.

“A minha tarefa nos Jogos 2016 é totalmente empresarial, pois estou administrando 7 bilhões de reais que é o orçamento gerado pelos grupos privados parceiros das Olimpíadas. São 8 mil pessoas envolvidas nas mais diversas áreas e é preciso que nos 45 dias de jogos tudo funcione perfeitamente, desde a presença dos atletas até a locomoção dos 35 mil jornalistas que estarão no Rio, cobrindo o evento”, diz.

A Olimpíada terá 28 campeonatos que estarão acontecendo ao mesmo tempo e no mesmo lugar. De acordo com Levy, o Rio de Janeiro está se preparando desde 2010 para esse evento. “Vamos receber, 90 chefes de Estado, 11 mil atletas de 204 países, além de ter que dar condições técnicas de 8 a 10 canais de TV, sendo que a NBC tem a exclusividade da transmissão. Estamos construindo  uma Vila Olímpica com 3.600 apartamentos, que além das acomodações luxuosas, oferecerá comida típica de cada país, tudo com padrão de excelência. É um trabalho grandioso que nunca foi feito nesta cidade”, afirma.Sidney em palestra

Ao ser questionado sobre os graves problemas que o Rio de Janeiro enfrenta nas áreas de saúde, segurança e transporte, Levy disse que a Saúde Pública não será resolvida com as Olimpíadas, mas que o Comitê Organizador cuidará para que a área, onde os atletas ficarão hospedados, seja protegida. Na questão da Segurança, disse que 18 mil policiais da Força Nacional de Segurança estão vindo para o Rio de Janeiro, além de um acordo feito entre o governo brasileiro com 100 países, incluindo Israel. Na questão dos transportes, disse que “obras no Brasil, sempre atrasam”, mas sua agenda está em dia.

Entre as maiores preocupações do Engenheiro, durante o evento,  estão o fornecimento regular da energia elétrica e a presença de “Lobos Solitários”, um tipo moderno de terrorista que também é chamado de “alvo sem rosto” e pode ameaçar a segurança do evento.

“A Vela, é o esporte que mais requer atenção, pois os atletas são bem exigentes, principalmente com a qualidade da água na Baía de Guanabara. Aliás neste esporte contamos com o apoio do Comitê Olímpico de Israel. O israelense Alex Gilady é membro deste Comitê e é também um grande amigo.”

Ao final, o presidente do Fundo Comunitário, Ilan Goldman, comunicou que as viúvas e parentes dos atletas israelenses, que foram assassinados nas Olimpíadas de Munique, em 1972, e serão homenageados nas Olimpíadas do Rio, irão participar de eventos do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de nossa cidade.

Tags: ,