Eventos

Um legado para a eternidade

Category:

Eventos

David (Dudu) Raz é um carioca, que vive em Israel há 49 anos e há 36 trabalha para o Keren Hayesod. Foi sheliach na Cidade do México e em São Paulo e, depois de se aposentar, passou a dedicar-se a uma das iniciativas mais importantes da instituição: o Projeto de Legados.

O projeto é formado por pessoas que decidiram incluir o Estado de Israel entre seus herdeiros. O dinheiro ou propriedades herdados são utilizados pelo Keren Hayesod/Fundo Comunitário em diversas obras sociais em Israel, como as de auxilio a crianças carentes, idosos em situação de risco, sobreviventes do Holocausto e veteranos de guerra.

É uma tarefa delicada, mas plena de recompensas, principalmente para quem encontra no gesto a coroação de uma vida inteira de esforços e sacrifícios. “A satisfação destas pessoas, ao saberem que garantirão a eternidade de seus nomes e de suas vidas, compensa todo o esforço”, diz Dudu.

Dudu conta que, em alguns momentos, a identificação dos doadores com uma determinada causa faz toda diferença: “Houve o caso de uma senhora carioca, viúva e sem filhos, que por conta de uma doença degenerativa tornou-se irremediavelmente cega. Ela poderia ter se entregado à depressão, mas ao legar seus bens ao auxílio de crianças cegas em Israel, sua vida novamente se encheu de plenitude. Esta senhora hoje vive muito bem, sabendo que vai fazer bem a outras pessoas, mesmo desconhecidas.”

Dudu Raz revela que a receptividade da coletividade judaica brasileira a este tipo de doação tem sido extremamente animadora. “Cada vez mais estamos vendo as pessoas preocupadas em fazer tzedaká mesmo depois de seu período terreno. Por isto, eu acredito muito neste projeto. Nada pode ser mais bonito e satisfatório do que garantir a eternidade de uma vida tendo Israel como beneficiário”, diz ele.

Se você deseja conhecer mais sobre o Projeto de Legados e outros trabalhos do Fundo, entre em contato através do telefone 2255-4045 ou do email beth@fcrj.org.br

Tags: ,