Links

Newsletter dezembro de 2014

Category:

Links

 

BS”D

Assentando mais um tijolo

 

bandeira de israel

A construção do Fundo Comunitário no Rio de Janeiro começou há 62 anos, em outubro de 1952, pelas mãos e credibilidade do saudoso
Moysés Gherman Z”L.

Desde então, a cada gestão, dirigentes e ativistas vêm tendo o mérito de trabalhar para conscientizar a cada um de nós, da importância de sermos parceiros de Israel e por conseguinte, fortalecermos nossa identidade como judeus.

Em todos estes anos, o FCIRJ ajudou na promoção da sociedade israelense, mitigando a desigualdade, viabilizou o sonho de milhares que optaram por refazer suas vidas em Israel, e focou na educação complementar de nossos jovens e futuros líderes, para saberem estreitar e valorizar a interdependência de Israel com as comunidades locais.

Quando indicado para assumir o Fundo há quatro anos atrás, lembro das palavras do meu antecessor e atual Vice – Alberto Zilberman – de que o Fundo era como uma construção, onde cada um, através de diferentes iniciativas, necessidades e circunstâncias, colocava mais um tijolo na edificação coletiva – Israel – patrimônio do povo judeu.

Tudo que acontece na vida de 8,2 milhões de israelenses > mais de 6,2 milhões de judeus e 2 milhões de não judeus, repercute e afeta na vida de outros 8,6 milhões de judeus fora de Israel, bem como na de todos os não judeus que admiram e apoiam esta sociedade democrática e de desenvolvimento ímpar na história da humanidade.

O meu desafio portanto era dar mais visibilidade ao Fundo, para engajar e sensibilizar uma nova geração de contribuintes, das razões, nos dias de hoje, tanto ou mais que no passado, por que precisamos estreitar este vínculo.

Estamos terminando o ano de 2014 com o sentimento de dever cumprido. Assentamos o nosso tijolo, numa construção sólida, mais alta, de onde enxergamos um horizonte bastante promissor.

Temos mais ativistas engajados e motivados, uma equipe bem capacitada de colaboradores e prestadores de serviços, liderada pela Maya – uma Shlichá de baixa estatura, mas de um gigantismo no trabalho e realizações.

Através de um fluxo permanente de informações, reconhecimento e prestação de contas, vimos agregando apoio de contribuintes, cada vez mais significativos, tanto em termos quantitativos como qualitativos.

Superamos todas as metas a que nos propusemos, tanto na campanha regular, como na de emergência e projetos físicos, alcançando um patamar inédito em nossa trajetória.

E como em toda obra comunitária na qual acreditamos e nos dedicamos, o êxito maior se dá quando encontramos um sucessor, apontado por unanimidade e que de pronto aceitou dar continuidade para fazer mais e melhor.

Com muita honra e na certeza de que mais tijolos virão, passarei a presidência do Fundo para o Ilan Goldman, empresário de TI com larga experiência comunitária, iniciada nos Movimentos Juvenis, e como presidente da Escola Liessin e o Conselho das Escolas Judaicas – Vaad Hachinuch, entre outras entidades da comunidade maior.

Assim tem sido a história do Keren Hayesod / Fundo Comunitário, mesmo antes da fundação do Estado de Israel:

Um tijolo acima do outro na construção, preservação, solidez e desenvolvimento de nosso patrimônio e orgulho como judeus.

Na impossibilidade de mencionar a todos nominalmente, o faço através dos inestimáveis e queridos Vice Presidentes – Alberto Zilberman e Bernardo Griner – para agradecer a todos os contribuintes, dirigentes, ativistas e colaboradores que puseram junto comigo a mão na massa e ao Todo Poderoso pela boa condução desta Obra.

Que 2015 contemple nossos anseios por uma paz verdadeira, justiça social e bem estar para toda humanidade.

Alberto Moszkowicz – Dezembro 2014