Eventos

Mais de 200 pessoas recordaram o lendário Resgate de Entebe

Category:

Eventos

 

Entre os dias 06 e 08 de agosto, a Comunidade Judaica do Rio de Janeiro recebeu a visita de um dos soldados israelenses que fizeram parte da tropa de elite do lendário Resgate em Entebe. Este soldado serviu  por 25 anos na IDF parte dos quais no  Sayeret Matkal – unidade de elite das Forças de Defesa de Israel, considerada uma das melhores divisões militares do mundo.

Para falar sobre um dos momentos mais emblemáticos da história de Israel, o palestrante participou de cinco diferentes eventos realizados pelo Fundo Comunitário do Rio de Janeiro. Após a exibição de um filme de aproximadamente 20 minutos de duração, o palestrante falou, em cada um dos eventos, sobre a bem sucedida operação do exército israelense, realizada entre os dias 26 de junho e 04 de julho de 1976.

A operação militar resgatou 85 judeus israelenses e 10 tripulantes sequestrados no voo da Air France que havia decolado de Tel Aviv com destino a Paris e que acabou desviado para Uganda, aterrissando no aeroporto de Entebe.

O Grupo Jovem – Dor Hemshech reuniu cerca de 50 jovens, que foram recebidos pelos anfitriões Jéssica e Beto Saadia, e Rosana e Jonathan Bogorotty, nos dias 06 e 08 de agosto, respectivamente.

O recém-criado Grupo Dor Achshav Barra reuniu mais de 120 pessoas em evento realizado no dia 07 de agosto. O casal Sandra e Isaac Besso, sócios do complexo de cinemas do Rio Design Barra, local onde foi realizado o encontro, foi o anfitrião da noite.

O empresário Ilan Goldman organizou  um café da manhã  que teve a palestra sobre Entebe como tema principal.  Já Fábio Messer abriu as portas de seu escritório para um almoço promovido por Fábio kauffmann e Sergio Blank.

Ao final de cada palestra, o militar respondeu a perguntas sobre os bastidores daquela que é considerada por muitos especialistas como a missão de resgate mais complexa e perfeita de todos os tempos e explicou sobre a importância do envolvimento da diáspora no fortalecimento do Estado de Israel. Com simpatia e simplicidade nosso convidado especial cativou a todos durante sua passagem pela Cidade Maravilhosa.

Tags: ,