Eventos

Israel é patrimônio de cada judeu carioca

Category:

Eventos

Ao escurecer do dia 25 próximo, em toda Israel e nas comunidades judaicas em todo mundo, fechamos os olhos por instantes e nos despedimos, um dia mais, um minuto mais, dos filhos, maridos, esposas e avós que tombaram na defesa da terra de Israel.

Enxugamos as últimas lágrimas e abrimos nossos corações para um novo dia de alegrias, celebrações e vontade infinita de viver e progredir.

É do outro lado do mundo, mas tem tudo a ver com cada um de nós

Dezoito horas de vôo de distância, mas para muitos de nós, isto parece tão do outro lado do mundo, tão outra realidade, tão “não tem nada a ver comigo”, quando na realidade, tem tudo a ver com cada um de nós.

Israel é patrimônio de cada judeu carioca; cada judeu de cada canto do mundo. Um patrimônio herdado de nossos antepassados, lavrado e registrado no Livro mais vendido, mais lido, mais traduzido de todos os tempos e lugares, e nem por isso, ou talvez exatamente por isso, tão contestado, disputado e defendido.

Nossos irmãos judeus israelenses, nascidos ou migrados, optaram por viver em Israel, e lá dão seu suor e seus impostos para manter a sociedade, a liberdade e a Independência de Israel.

Nós, irmãos judeus fora de Israel, optamos por contribuir para a liberdade e desenvolvimento do país em que vivemos, preservando nossa identidade como povo e nossas instituições comunitárias.

Nossos destinos estão conectados

E, tal como num abrir e fechar de olhos, quando passamos de Yom Hazikaron para Yom Hatzmaut, da Lembrança para Liberdade, cada um de nós sabe que o que nos une, nestes 3.324 anos de História e atuais 18 horas de vôo, é a plena consciência de que nossos destinos estão inexoravelmente conectados.

Judeus, israelenses e Israel são um, único e indivisível. Mesmo quando nos sentimos diferentes e divididos, muitos à nossa volta nos ajudam a lembrar quem somos, de onde viemos e onde, graças a D’us, chegamos e estamos para ficar.

No 64º aniversário da Independência de Israel, reflita

Ao celebrarmos o 64º aniversário da Independência de Israel, reflita o quanto você está ativo nesta sociedade; como você está garantindo que Israel continue independente e mitigue as ameaças à sua integridade física, moral e desigualdade econômica e social.

Se, ao refletir, você concluir estar em paz com a sua contribuição financeira – consciente e proporcional – para Israel, com o seu trabalho por Israel, com seu amor e atos em prol de Israel, então parabéns e celebre com muita alegria esta parceria pela Independência.

Mas, se concluir que pode e quer fazer diferença por Israel, sempre há tempo, pois o que vale são intenções convertidas em atos.

Junte-se a nós.

Alberto Moszkowicz
Presidente do Fundo Comunitário Israelita do Rio de Janeiro

Ligue para a gente: 21-2257-2556

Tags: ,