Nossa história

Keren Hayesod

O Keren Hayesod é a principal organização mundial de arrecadação de recursos para Israel. Foi criada em Londres em 1920, com o objetivo de servir como organismo de arrecadação de recursos para o Povo Judeu e o Movimento Sionista.

O Keren Hayesod é uma Instituição Nacional (Organização de Utilidade Pública), que goza de um status legal especial, de acordo com a Lei Keren Hayesod promulgada pela Knesset em 1956, lei que lhe confere uma posição única de ser a conexão entre Israel e os judeus no mundo, bem como com os Amigos de Israel.

Desde o seu estabelecimento, o Keren Hayesod esteve envolvido com o crescimento e progresso de Israel. Sua história esteve interligada com a do Estado de Israel, do Povo de Israel e das comunidades judaicas em todo o mundo.

Em seus primeiros anos, o Keren Hayesod concentrou-se na Aliá, estabeleceu mais de 900 povoados urbanos e rurais e desenvolveu o quadro econômico, industrial, educacional e cultural para o “estado em marcha”. Apoiou o estabelecimento de organizações nacionais e públicas, como a Companhia Aérea EL AL, A Companhia de Eletricidade de Israel, A Orquestra Filarmônica de Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém, entre outras.

Atualmente, o Keren Hayesod opera campanhas de arrecadação de recursos em mais de 40 países e 60 comunidades em todo o mundo (em 9 línguas), somando a elas os Amigos de Israel, todas baseadas em infraestruturas e parcerias locais.

Essas alianças são feitas pelo compromisso assumido com o Povo de Israel, sendo que o Keren Hayesod serve como “ponte” legal e organizacional entre Israel e as campanhas em todo o mundo.

O Keren Hayesod é dirigido por um Conselho de Administração e um Executivo que são integrados por membros distinguidos de liderança das diferentes campanhas em todo o mundo.
A organização conta com um Presidente Mundial e um Diretor Geral, bem como um Presidente do Conselho Mundial de Fiduciários do KH – esse último proveniente de uma das campanhas da instituição.

A sede de profissionais está localizada em Jerusalém e os representante israelenses do KH atuam nas principais campanhas em todo o mundo.

O Keren Hayesod, que é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, que tem como parceiros estratégicos, a Agência Judaica para Israel, o Governo de Israel e outras centenas de municípios israelenses e ONGs.

 

Fundo Comunitário Israelita do Rio de Janeiro

O Fundo Comunitário iniciou suas atividades em 1952, com o nome de Magbit. A partir de 1974, passou a utilizar seu nome atual.

Durante estas décadas, o Fundo foi parceiro de Israel nos momentos mais importantes e mais difíceis do país, como durante as guerras dos Seis Dias, do Yom Kipur e do Líbano.

Nos últimos 4 anos, a instituição alcançou objetivos importantes em sua história, como o aumento de 70% na arrecadação e a adoção de um novo Estatuto.