À família mundial Keren Hayesod,

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia. Na Ucrânia, foi declarada uma administração militar e o espaço aéreo está fechado. A embaixada israelense foi transferida de Kiev para Lvov e o mundo está assistindo com preocupação.

Como em qualquer situação de emergência, o Keren Hayesod está trabalhando em estreita colaboração com nosso parceiro estratégico, a Agência Judaica e o governo de Israel para garantir que as comunidades judaicas na Ucrânia recebam os recursos adequados.

Atualmente, existem cerca de 200.000 judeus na Ucrânia. Muitos desses indivíduos se beneficiam dos serviços da Agência Judaica, incluindo assistência pré-aliá, educação judaica, atividades judaicas informais e muito mais.

Há 29 shlichim (representantes) localizados na Ucrânia – e com eles 65 membros de suas famílias imediatas. Outros 90 trabalhadores locais são empregados pela Agência Judaica. Atualmente, a maioria dos shlichim educacionais e suas famílias foram evacuados para Israel. Os shlichim seniores ficam para trás para gerenciar as operações da aliá e cuidar da comunidade.

Veja abaixo informações importantes relacionadas à situação de emergência:

Estamos antecipando a potencial necessidade de voos de resgate da aliá, dependendo do número de solicitações recebidas. Ao longo do ano passado, 3.000 olim fizeram aliá da Ucrânia, mas o número deve crescer para 4.000-8.000 novos olim devido à situação atual.

Como os voos na Ucrânia foram cancelados, provavelmente haverá a necessidade de transferir olim da Ucrânia por terra através de países vizinhos. Isso exigirá custos adicionais de transporte, acomodações e segurança.

Haverá um influxo de novos olim em Israel que exigirão financiamento imediato de suas necessidades básicas, bem como suas necessidades de absorção de longo prazo, inclusive para sua estadia em um de nossos centros de absorção apoiados. Estima-se que dos olim, 2.000 precisarão de assistência econômica e emocional séria, exigindo uma média de três meses de moradia e cuidados em um de nossos centros de absorção.

Atualmente, o Keren Hayesod, juntamente com a Agência Judaica, mapeou vários níveis de responsabilidade:

1. Assegurar a segurança e o bem-estar dos shlichim da Agência Judaica, suas famílias e funcionários locais.

2. Assistir e acelerar a Aliá de um grande número de judeus da Ucrânia devido à atual emergência. Espera-se que a necessidade e o desejo de aliá aumentem significativamente e, portanto, estamos nos preparando para cenários de assistência e permitindo grandes quantidades de aliança muito rapidamente

3. Apoiar a comunidade judaica que permanece na Ucrânia durante as hostilidades.

4. Trabalhar em conjunto com o governo de Israel para ajudar todos os israelenses atualmente na Ucrânia a retornarem a Israel com segurança.

5. Assegurar o bem-estar de cerca de 1.500 imigrantes judeus ucranianos em Israel que participam de programas da Agência Judaica que têm família na Ucrânia.

Além disso, as áreas de necessidade imediata/oportuna são:

1. Assistência fora do país – Israelenses e olim precisarão ser assistidos fora do país por terra.

2. Centros de trânsito e necessidades – os futuros olim precisarão de acomodações temporárias depois de fugir da Ucrânia e precisarão de alimentos, suprimentos, segurança e outras necessidades nas acomodações temporárias, que serão fornecidas.

3. Linha direta de emergência – para que os judeus ucranianos possam se comunicar com a Agência Judaica e os schlichim.

4. Dispositivos de comunicação via satélite – foram fornecidos às equipes da Agência Judaica e à comunidade local.

5. Acomodações de emergência – para os 90 participantes que acabaram de concluir a conferência anual para conselheiros de acampamento de língua russa que estão agora em Budapeste e não podem voltar para casa na Ucrânia e na Rússia.

Há mais de 100 anos, o Keren Hayesod se dedica a ajudar as comunidades judaicas, em todo o mundo, nos bons e nos maus momentos. Somos gratos por sua disposição de permanecer unidos durante esta situação incrivelmente difícil e agradecemos a dedicação e apoio contínuo.