Por mais de 50 anos, o Keren Hayesod trabalha em conjunto com nosso parceiro estratégico, a Agência Judaica, para ajudar a trazer mais de 90.000 judeus etíopes para Israel.
Em setembro de 2020, o governo de Israel aprovou a aliá de 2.000 membros da comunidade judaica etíope com chegada no início de 2021. Com o lançamento da Operação Tzur Israel, inciada em dezembro de 2020, muitas famílias etíopes se reuniram em Israel após muitos anos de separação. A operação foi concluída em março de 2021. Em novembro de 2021, o governo israelense anunciou sua decisão de aprovar a continuação da Operação Tzur Israel a partir de 2022.
No final de maio, lideranças do Keren Hayesod, da Agência Judaica, das Federações Judaicas da América do Norte, da Organização Sionista Mundial e da Irmandade Internacional de Cristãos e Judeus estiveram juntos na Etiópia para uma missão especial organizada pela Agência Judaica. A missão reuniu líderes para reuniões com os membros da comunidade judaica antes de 180 novos olim partirem para Israel em 1.º de junho de 2022, como parte da segunda fase da Operação Tzur Israel.

Acompanhando os novos olim em seu voo para Israel, estavam os membros da delegação especial, bem como Yaakov Hagoel, presidente da Organização Sionista Mundial e presidente Interino do Executivo da Agência Judaica. Também estava presente a ministra da Aliá e Integração de Israel, Pnina Tamano-Shata,
Doadores e líderes do Keren Hayesod esperavam no aeroporto para cumprimentar os novos olim enquanto eles desciam do avião, dando a eles as boas-vindas. Sam Grundwerg, presidente Mundial do Keren Hayesod, fez um discurso de boas-vindas, com a ministra Tamano-Shata e outros líderes.
O Keren Hayesod ficou emocionado por estar lá para recebê-los em Israel, sua casa pela qual tanto anseiam. Estamos orgulhosos de apoiar a continuação da Operação Tzur Israel e estaremos presentes para os novos olim quando eles começarem sua nova jornada em Israel.
Bem-vindos a Israel!